Praia do Balbino

 Resistência e consciência socioambiental

jangada

Por Eduardo Sejanes Cezimbra

Artesanato de coco, dança do coco, renda de bilro, culinária, cordel, jangadas, praias desertas, camarão, lagosta, águas verdes, manguezais, barracas na praia . O que mais?… E precisa mais?!

Ah sim, muitos coqueirais, piscinas naturais, rio, enfim, a Praia do Balbino, uma pequena vila de pescadores com 200 famílias. é uma atração turística do Ceará.

Não deixe de visitar o Coco Balbino, uma loja de artesanato instalada em uma típica casa de pescador oferece peças das mais variadas, desde colares, suportes para mesas, esteiras, tudo confeccionado com o coco e também do próprio coqueiro.

cocoNo final da tarde, ao invés de sentar na sala e ver TV, o povo se reúne em frente a igrejinha do povoado para brincar o coco, uma dança popular do nordeste brasileiro, de origem afro-indígena, acompanhada por tambores, ganzá e triângulo que marcam um ritmo agitado e saltitante com canções originais.

Dona Francisca Ferreira Pires é considerada “Tesouro Vivo da Cultura” título honorário concedido pelo governo do estado, faz renda de bilro, artesanato típico da região onde mora há décadas.

Contou para o programa Expedições Ceará da TV Diário (vídeo no final) da sua luta obstinada em defesa de sua terra, de sua cultura e da natureza deste lugar paradisíaco no litoral a pouco mais de 60 km de Fortaleza. Por isso, área cobiçada pelos especuladores imobiliários que de há muito tentam “grilar” os terrenos que por herança passam de geração em geração para os nativos da Praia do Balbino, no município de Cascavel

A vida era muito tranquila para esta pacata comunidade de pescadores, coletores e artesãos até meados da década de 80, quando um açambarcador de terras começou a queimar cercas de morador da região e a partir daí a luta de Dona Francisca foi pela preservação desta região à beira-mar com mata, dunas e manguezais.

manguezalDurante 20 anos, após o aterro de uma parte do mangue houve a salinização das águas do rio e a extinção do camarão, uma das fontes de sustentação dos pescadores, que ainda hoje saem para alto-mar em jangadas para a pesca artesanal.

Foi preciso o apoio de alguém de fora da comunidade para a fundação de uma associação de moradores da praia, Associação dos Moradores do Povoado do Balbino – AMPB – e a união de todos para pressionar a justiça cearense a sustar o processo de invasão do lugar pelos especuladores imobiliários.

Atualmente, a praia conta com uma Área de Proteção Ambiental, de cerca de 250 ha, mas mesmo assim os moradores vivem em constante vigilância para impedir a invasão de suas terras especialmente pelo capital estrangeiro. Uma placa deixa bem claro que não são permitidas venda de imóveis. Mas a associação de moradores enfrenta este capital estrangeiro, um grupo português quer construir um resort de luxo na praia.

A prefeitura de Cascavel pretende desmembrar parte da APA. Graças a mobilização dos moradores o processo foi arquivado. mas voltará à pauta na Câmara de Vereadores. Nazareno Almeida, lider comunitário, conta que a prefeitura criou uma “tipologia” de “condomínio urbanístico sustentável” com área pretendida de 32 ha , 13% da área de proteção ambiental, através de projeto de lei que descaracteriza a APA , dividida em 3 partes com uma zona de urbanização consolidada, APP e uma “zona de interesse turístico” para desmembrar parte da terra que pertence de fato e de direito aos moradores.

Por conta do aquecimento global o nível do mar está subindo na região e as próprias barracas da praia precisarão ser removidas para outro local mais afastado.

Além disso, há uma crise financeira global causada em muito por uma certa “bolha imobiliária” preste a estourar novamente. Talvez assim, a Praia do Balbino sobreviva ao rolo compressor da especulação imobiliária…

Reportagem da TV Diário: A praia do Balbino/CE continua sendo alvo de grandes investidores e especuladores. Investidores têm esbarrado na consciência da população sobre a necessidade de um desenvolvimento sustenável, que gere empregos e recursos, mas que preserve as riquezas naturais

http://tvdiario.verdesmares.com.br/videos/detalhes-de-videos?id=c881b785ba974a7abe4b7148c35cf143

Fotos da página do Facebook da AMPB

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s