“Como uma estudante que chegou à graduação e à pós-graduação graças aos movimentos radicais por justiça social que abriram um espaço até então fechado, aprendi a me agarrar a comunidades, criando ligações em função de formação de raça, gênero, classe e religiosidade para salvar e proteger a parte de mim que queria ficar em um mundo acadêmico, que queria escolher uma vida intelectual. Forjei ligações com propriedade que, como eu, valorizavam o aprendizado como um fim em si mesmo e não como um meio para atingir outro fim, mobilidade de classe, poder, status. Éramos aqueles que sabiam que, escolar ou não ambiente acadêmico, continuaríamos a estudar, a aprender, a educar. ”
– bell hooks em Educação contra a barbárie
Foi com muita tristeza que recebemos a notícia do falecimento da escritora, educadora, feminista a ativista social bell hooks. Nascida Gloria Jean Watkins na cidade de Hopkinsville, Kentucky, em 1952, adotou o nome “bell hooks” inspirado em sua bisavó materna, Bell Blair Hooks. A escolha das iniciais em minúscula é um lembrete para que o conteúdo de sua escrita tenha maior enfoque do que sua pessoa.
Aluna de uma escola segregada quando criança e admiradora de Paulo Freire durante a vida acadêmica, hooks defendia a pluralidade dos feminismos e compreendia a prática pedagógica como um lugar fundamentalmente político e de resistência nas lutas antirracista e anticapitalista. Estudou na Universidade de Stanford, na Califórnia, fez mestrado em inglês na Universidade de Wisconsin e doutorado em literatura, na Universidade da Califórnia.
hooks foi autora de mais de 40 livros publicados em 15 idiomas, nos quais analisou questões relativas a raça, classe e gênero na pedagogia, na história da sexualidade e do feminismo e na cultura em geral. Também publicou poemas, livros infantis e textos autobiográficos em que abordou como o conceito de amor perpassava as temáticas sociais nas quais se debruçava. Tornou-se uma das escritoras feministas e teóricas mais importantes de sua geração.
bell hooks seguirá nos inspirando a lutar e a fazer amor uma ação.
Read here no Blog da Boitempo:
A urgência do pensamento feminista negro para a democracia , de Juliana Borges
A questão das mulheres negras precisa ser central , de Djamila Pereira
Confira a aula O pensamento de bell hooks , com Evilânia Santos e mediação de Camilla Dias , parte do curso de introdução ao pensamento feminista negro . A aula também está disponível em áudio no Grifa Podcast .https://www.youtube.com/embed/7ObklWnZkbo?version=3&rel=1&showsearch=0&showinfo=1&iv_load_policy=1&fs=1&hl=pt-br&autohide=2&wmode=transparent

Meu crespo é de rainha , de bell hooks com ilustrações de Chris Raschka
Publicado em 1999 em forma de poema rimado e ilustrado, esta delicada obra apresenta às meninas brasileiras diferentes penteados e cortes de cabelo de forma positiva, alegre e elogiosa. Um livro para ser lido em voz alta, indicado para crianças a partir de três anos de idade – e também mães, irmãs, tias e avós – se orgulharem de quem são e de seu cabelo “macio como algodão” e “gostoso de brincar” .
Minha dança tem história , de bell hooks com ilustrações de Chris Raschka
Na batida do break , a renomada educadora e ativista bell hooks traz uma história vibrante que capta a energia do que é um menino da cultura do hip-hop. Mostrando de forma sensível todas as contradições que permeiam a vida dos pequenos em busca da própria masculinidade, a autora amplia ou leque de possibilidades para o que significa ser um menino.
Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de uso , organizado por Fernando Cássio , com artigo de bell hooks
Contrapondo-se ao discurso sobre educação pautado apenas por indicadores, classificações e eficiência, a obra organizada por Fernando Cássio, reúne mais de vinte autores para propor um debate franco e corajoso sobre as principais recomendações à educação pública, gratuita e para todas e todos: o discurso empresarial, focado em seus próprios interesses; a perseguição à atividade docente e à auto-organização dos estudantes; e o conservadorismo que ameaça o caráter laico, livre e científico do ambiente escolar. O livro tem uma tradução inédita de um artigo sobre educação democrática escrito por bell hooks.