Educação para o consumismo

Segundo o teólogo e filósofo Matthew Fox, os executivos da rede MTV, que alcança 210 milhões de lares em 71 países, descrevem-na como “o mais influente educador de jovens em cinco continentes”. Eles descrevem aquilo que os jovens absorvem da rede como um “desejo”:

“As apresentações e os anúncios dirigem-se a criar um estado de desejo – de alguém para amar, de que alguma coisa excitante aconteça, de que a solidão chegue ao fim… – e de coisas para comprar – um CD, uma entrada para um show de rock, uma  camisa, um Thunderbird.  O anúncio é ainda mais eficaz porque não é reconhecido como tal (…). Por todo o planeta, as pessoas estão usando os mesmos equipamentos eletrônicos para assistir ou ouvir as mesmas canções e histórias comercialmente produzidas.”

Então, no dizer desse  executivo da MTV.  para que são “educados” os jovens, através de apresentações e anúncios? Em uma palavra: consumismo.

Do livro “Pecados do Espírito, Bençãos da Carne”, de Matthew Fox, filósofo e teólogo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s