A história contada pela fala e pela música

Vânia Pierozan

Nesta segunda-feira presenciei a participação do Mestre Griô Paraqueda na disciplina Encontro de Saberes, que recebe sábios indígenas e afrodescendentes; ministrando aulas em parceria com professoras da UFRGS.

Importante demais a presença de mestres griôs, de guardiões da sabedoria indígena, de sábias mulheres e homens que são a memória viva da cultura brasileira, nas salas, da universidade. ..
18193807_1442507619105748_481782395200470624_nNo encontro Elaine da Mocambo – Associação Comunitária Amigos e Moradores do Bairro Cidade Baixa e Arredores. reconhecida como Patrimônio Cultural do Município em 2012. Juntamente com ela mulheres e homens que criam e vivenciam o carnaval de Porto Alegre, representantes de  entidades carnavalescas que falaram do carnaval sobre diversos aspectos, com foco na presença feminina. Sala cheia de alegria e cores. Que contribuição grandiosa tem essa troca para os processos educativos!
Mestre Paraqueda vivencia desde sempre o carnaval, cresceu nesta atmosfera. Tornou-se compositor, criou diversos sambas de enredo e tem mais de 1200 composições de sambas suingados, sambas rap, e outras misturas que só ouvindo pra acreditar. Também projeta e executa alegorias para escolas de Porto Alegre e região. Riqueza cultural, uma aula que todos merecem!, a história contada pela fala e pela música, com conhecimentos baseados primeiro na vida, mas resultado também de estudos que faz Mestre Paraqueda ao longo da vida. Ele é Eugênio Silva Alencar, Mestre Griô reconhecido pelo Ministério da Cultura através do projeto Ação Griô, juntamente com Iara Deodoro e Paulo Romeu, do Afrosul Odomode, entidade que desenvolve diversas atividades relacionadas à cultura afro, envolvendo dança, música, carnaval, educação e também questões relacionadas á cidadania e acesso ao saber. Foi uma aula incrível, no final quem tinha instrumento tocou e cantamos juntos um samba que ele criou para Mestra Griô Sirley Amaro, uma das próximas convidadas da disciplina Encontro de Saberes.

Anúncios

Um comentário sobre “A história contada pela fala e pela música

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s