Intercâmbio cultural entre comunidades quilombolas do RS e de Pernambuco

Intercâmbio cultural entre a Comunidade Quilombola Morada da Paz de Triunfo/Montenegro-RS e a Comunidade Quilombola de Xambá de Olinda-PE

img_8997

A Morada da Paz é uma comunidade quilombola, espiritual e ecológica, que fica na zona rural entre as cidades de Triunfo e Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre-RS, e que realiza práticas de resistência, recuperação, manutenção e reprodução dos modos de vida característicos do povo negro, e da matriz espiritual africana.


img_9007O Bongar é composto por seis jovens que reúnem em si os festejos tradicionais do terreiro Xambá, local sagrado do culto aos Orixás e Eguns, do Quilombo do Portão do Gelo, em Olinda. Os integrantes do Bongar, todos parentes e familiares, transformaram o brinquedo de seus ancestrais em um novo caminho para o reconhecimento das raízes negras e indígenas do povo de terreiro.

O BONGAR estave de 01 a 13 de dezembro no Rio Grande do Sul, onde ficaram no território sagrado do Kilombo Morada da Paz para a vivência e celebração do OKAN ILU na comunidade. Durante esta temporada aqui o BONGAR fez apresentações e oficinas em Triunfo, Montenegro e Porto Alegre, nos pontos de cultura e nos parceiros da rede de alianças do Kilombo Morada da Paz.

Celebração do OKAN ILU
Vivência, kizomba e encontro de tambores no território sagrado do Kilombo Morada da Paz (Km 410 BR-386 Localidade de Vendinha)

img_9008

img_9005

img_9004

img_9003

Fotos: Flora D. Cezimbra/Ecologia dos Saberes

Texto editado do evento no facebook

Eduardo Sejanes Cezimbra

Salvar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s