Lançamento no Brasil do livro Decrescimento: vocabulário para um novo mundo

decrescimentoAutores internacionais examinam de forma brilhante o campo emergente de uma economia que se despede da obsessão do crescimento. Os verbetes são compactos, mas eloquentes; são eruditos, mas voltados à ação. No novo estilo de pensamento econômico, ideias como compartilhamento, frugalidade, dinheiro livre de dívidas, desmaterialização e recursos comuns digitais têm um papel de destaque. Quem quiser saber mais sobre uma economia da permanência para o século XXI deve recorrer a este livro. (Wolfgang Sachs, professor de Ciências Sociais no Instituto Wuppertal, Berlim).

Comprometida com as questões mais atuais da contemporaneidade, a Tomo Editorial, com o apoio da Fundação Heinrich Böll Brasil, está publicando em português o livro Decrescimento: vocabulário para um novo mundo.

Vivemos em uma era de estagnação, empobrecimento rápido, aumento das desigualdades e desastres socioecológicos. No discurso dominante, esses são efeitos da crise econômica, da falta de crescimento ou do subdesenvolvimento.

Este livro argumenta que o crescimento é a causa desses problemas e que ele se tornou antieconômico, ecologicamente insustentável e intrinsecamente injusto.

Quando a linguagem em uso é inadequada para dizer o que precisa ser dito, é hora de um novo vocabulário. Neste estão 52 temas relacionados ao Decrescimento, com mais de 50 autores, pesquisadores vinculados a instituições de países de todos os continentes, dentro os quais África do Sul, Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Catalunha, Equador, Espanha, EUA, França, Holanda, Índia, Inglaterra, Irlanda, Itália, Noruega, República Checa,Uruguai.

O livro é a referência para se pensar a viabilidade do ser humano, viabilidade para si, para o futuro da economia e para o planeta. Bioeconomia, justiça ambiental, ecologia política, economia de estado estacionário, recursos comuns, desmaterialização, depènse, emergia, moeda social, auditoria da dívida, ecocomunidades, bem viver, ubuntu, renda básica e renda máxima, neorrurais, paradoxo de Jevons são alguns dos capítulos.

A linguagem é precisa, mas acessível ao público leigo que, por este livro, é introduzido a conceitos que já são práticas em vários lugares do mundo, mas que necessitam se tornar uma realidade em grande escala.

Sobre os organizadores:

FEDERICO DEMARIA é pesquisador no Instituto de Ciência e Tecnologia Ambientais da Universidade Autônoma de Barcelona, e tem ligação com o Centro de Estudos em Políticas para a Ciência da Universidade Jawaharlal Nehru (JNU), na Índia. Trabalha com economia ecológica e ecologia política, com foco na política de resíduos na Índia, e faz parte do ejolt (www.ejolt.org), projeto de pesquisa global que reúne ciência e sociedade para catalogar e analisar os conflitos de distribuição ecológica e enfrentar a injustiça ambiental. Desde 2006, tem participado do movimento e do debate sobre o decrescimento, inicialmente com a Associação Italiana de Decrescimento e, posteriormente, como cofundador da Research & Degrowth (Espanha). E-mail: federicodemaria@gmail.com.

GIACOMO D’ALISA é doutor em economia. Desde 2012, trabalha como coordenador adjunto do projeto Rede Europeia de Ecologia Política, financiado pela UE, no Instituto de Ciência e Tecnologia Ambientais (Universidade Autônoma de Barcelona). Nos últimos cinco anos, pesquisa a má gestão de resíduos na Campânia (Itália) e os recursos comuns. Atualmente é pesquisador na Universidade de Roma La Sapienza, trabalhando com o tráfico ilegal de resíduos na Europa. É membro da associação Research & Degrowth (Barcelona). E-mail: giacomo_dalisa@yahoo.it.

GIORGOS KALLIS tem pós-doutorado no Grupo de Energia e Recursos da Universidade da Califórnia, em Berkeley, e doutorado em política e planejamento ambiental na Universidade do Egeu, na Grécia. Tem mestrado em economia pela Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona, além de mestrado em engenharia ambiental e graduação em Química pelo Imperial College de Londres. É economista ecológico e coordena a Rede Europeia de Ecologia Política, financiada pelo programa Marie Curie. É membro da Research & Degrowth (Espanha). E-mail: giorgoskallis@gmail.com.

Debates e lançamentos em Porto Alegre (13/11), Rio de Janeiro (18/11),

Brasília (22/11), Salvador (24/11) e Santo Amaro da Purificação (25/11),

com a presença do organizador Giacomo D’Alisa.

DECRESCIMENTO: vocabulário para um novo mundo

Organizadores: Giacomo D’Alisa, Federico Demaria, Giorgos Kallis

312 páginas – Preço de lançamento: R$ 49,00

Editora: Tomo Editorial http://www.tomoeditorial.com.br tomo@tomoeditorial.com.br

Contatos: João Carneiro (editor) (51) 9965.3456

Salvar

Anúncios

Um comentário sobre “Lançamento no Brasil do livro Decrescimento: vocabulário para um novo mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s