O “culto do arroz” em Bali e a “revolução verde”

dsc_0219Nos anos de 1960, os sistemas milenares de irrigação dos campos de arroz da ilha de Bali, na Indonésia, foram substituídos por sistemas científicos de irrigação, promovidos pelos prosélitos da revolução verde. Os sistemas tradicionais de irrigação assentavam em conhecimentos hidrológicos, agrícolas e religiosos ancestrais, e eram administrados por sacerdotes de um templo hindu-budista dedicado a Dewi-Danu, a deusa do lago. Foram substituídos precisamente por serem considerados produtos da magia e da superstição, derivados do que depreciativamente designado como “culto do arroz”. Acontece que a substituição teve resultados desastrosos para a cultura do arroz com decréscimo nas colheitas para mais da metade. Os maus resultados repetiram-se nas colheitas seguintes e foram tão desastrosos que os sistemas científicos tiveram de ser abandonados e os sistemas tradicionais repostos (Lasing, 1987, 1991; Lansing e Kremer, 1993).

Este caso é contado Boaventura de Sousa Santos na Introdução do livro “Epistemologias do Sul” e é usado como exemplo ilustrativo “dos perigos  de substituir um tipo conhecimento por outro com base em hierquias abstratas.”

Também, segundo o autor, “ilustra a importância do princípio de precaução quando lidamos com uma possível complementaridade ou contradição entre diferentes tipos de conhecimento.”

A consequência desta hierarquização abstrata do conhecimento científico leva ao que Boaventura chama de “epistemicídio maciço”, ocorrido nos últimos cinco séculos, em que uma rica gama de conhecimentos tradicionais vem sendo desperdiçados.

Deixo aqui o link da entrevista realizada por mim com  Boaventura de Sousa Santos, no dia 18/01/2016, em Porto Alegre, para este site, em que com grande poder de síntese comenta sobre a(s) Epistemologia(s) do Sul e a Ecologia dos Saberes.

Eduardo Sejanes Cezimbra

Anúncios

Um comentário sobre “O “culto do arroz” em Bali e a “revolução verde”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s