Iniciativa pioneira no rádio brasileiro: Programa de Índio

1346789311_programa_20_kamaiuraO site Programa de Índio foi criado em 2009 para disponibilizar o acervo de quase 200 programas de rádio realizados entre 1985 e 1991 pelo Núcleo de Cultura Indígena.

Programa de Índio foi uma iniciativa pioneira que abriu espaços através do rádio para o pensamento, a história, a luta e a cultura dos povos indígenas de nosso país.

Os programas apresentados por Ailton Krenak e outras lideranças indígenas importantes, guardados em fitas magnéticas por mais de 20 anos, foram recuperados e digitalizados permitindo sua ampla divulgação através da internet.

O Programa de Índio, veiculado pela Rádio USP e outras emissoras educativas em vários estados do Brasil, surgiu num momento de articulação e organização do movimento indígena. Foi uma ferramenta importante na comunicação entre as aldeias e o povo das cidades, com divulgação de informações que não teriam outro canal de veiculação.

Ouvindo hoje os programas fica evidente que apesar da distância que nos separa do momento de sua criação  eles são absolutamente atuais, levantando questões importantes da relação entre os povos indígenas, o governo e a sociedade brasileira e contribuindo para a aproximação entre os povos.

Nestes 20 anos algumas conquistas importantes foram alcançadas, mas ainda há muitos obstáculos, problemas e conflitos que se agravaram com o passar do tempo.A ignorância sobre a cultura e o conhecimento tradicional dos povos indígenas ainda os colocam à margem de nossa sociedade, sem espaço e sem respeito.

Nosso desejo é de que este trabalho possa contribuir para uma melhor compreensão sobre as pessoas indígenas e seja um jeito de estar no mundo que reverencia “os lugares onde a terra descansa”.

Programa de Índio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s