Quais as diferenças entre Agroecologia, Agricultura Orgânica, Agrofloresta e Permacultura?

Orgânicos Curam

Estes termos ainda confundem muita gente e é difícil achar consenso até mesmo em fontes de sites especializados. Podemos dizer que todos eles pertencem a mesma abordagem ecológica que o mundo tanto precisa no nosso século XXI, porém esses nomes possuem significados próprios que diferem um pouco entre si. Vamos conhecer?

agorec2

 

O que é Agricultura Orgânica?

Agricultura orgânica é um sistema de produção comprometido com a saúde dos solos, dos ecossistemas e das pessoas. Ele se baseia em processos ecológicos, na biodiversidade e ciclos adaptados às condições locais, ao invés do uso de insumos químicos com efeitos adversos. Agricultura orgânica combina tradição, inovação e ciência para beneficiar o meio ambiente compartilhado e promover relações justas e uma boa qualidade de vida para todos os envolvidos.

Esse modo de produção assegura o fornecimento de alimentos orgânicos saudáveis, mais saborosos e de maior durabilidade. Ele não polui o solo nem o lençol freático com substâncias químicas tóxicas e utiliza sistemas de manejo, assegurando a estrutura e fertilidade dos solos, além de adubação orgânica, promovendo o ciclo perfeito da natureza e sua sustentabilidade.

 

stcruz2

 

Saiba um pouco mais sobre Agricultura Orgânica aqui

 

O que é Agrofloresta?

Agrofloresta é a integração intencional de árvores e arbustos em sistemas de culturas agrícolas e animais para criar benefícios ambientais, econômicos e sociais.

A agrofloresta recupera antigas técnicas de povos tradicionais de várias partes do mundo, unindo a elas o conhecimento científico acumulado sobre a ecofisiologia das espécies vegetais, e sua interação com a fauna nativa.

Os sistemas agroflorestais auxiliam na conservação dos solos e das microbacias, recuperação de solos degradados, assim como de nascentes de água e áreas florestais.

 

ernst

 

Veja mais sobre Agroflorestas aqui

 

O que é Agroecologia?

Agroecologia é uma disciplina científica que usa a teoria ecológica para avaliar e gerir os sistemas agrícolas para que eles sejam produtivos, sustentáveis e que otimizem o uso dos recursos locais, cultivando a fertilidade do solo de maneira biológica e a regulação natural de pragas, através da promoção da biodiversidade, enquanto minimizam os impactos ambientais e socioeconômicos negativos das tecnologias modernas.

Ela se caracteriza também como um movimento sociopolítico e socioambiental, de empoderamento do agricultor familiar em busca de sua identidade e de raízes culturais e principalmente de sua autonomia, poder de decisão e participação ativa no processo produtivo, além das suas preocupações ambientais.

A agroecologia é, portanto, uma ciência integradora, que agrega conhecimentos de outras ciências, além de agregar também saberes populares e tradicionais, sempre visando uma agricultura ambientalmente sustentável, economicamente eficiente e socialmente justa.

As técnicas de agricultura orgânica, agrofloresta e permacultura podem em vários aspectos ser associadas e usadas na abordagem agroecológica.

 

agroec3

 

Saiba um pouco mais sobre Agroecologia aqui

 

O que é Permacultura?

“Permacultura é um sistema de design para a criação de ambientes humanos sustentáveis”. Chamada também de “Cultura Permanente”, demonstra pelo próprio nome a preocupação com a sustentabilidade e autossuficiência, que é alcançada através do uso ou manejo inteligente de recursos diversos. Ela vai muito além da agricultura e da própria agroecologia, pois objetiva dotar os seus praticantes de princípios, métodos e técnicas que se estendem por inúmeras áreas, desde a construção ecológica de lares e criação de comunidades autossuficientes e produtivas, com sistemas de geração de energia e captação de água próprios, até uma total reorganização pessoal, econômica, social e política, integrando-se assim a vários aspectos da vida. Fundamenta-se em uma base filosófica orientada em princípios máximos de ética, através do cuidado constante e pleno com o meio ambiente e com todas as pessoas, sempre tendo como preocupação constante a busca em causar um impacto mínimo sobre o meio ambiente.

A permacultura prega a possibilidade da abundância para a toda a humanidade através do uso inteligente de recursos e fundamentando-se na ética e em seus 12 Princípios de Design. A famosa “Flor da Permacultura” simboliza os domínios fundamentais necessários para a criação de uma cultura de sustentabilidade. O caminho da espiral simboliza a evolução que inicia por um nível pessoal e local, evoluindo para um nível coletivo e global.

 

pprinciples

 

Saiba um pouco mais sobre Permacultura aqui

Fontes:

http://www.campaignforrealfarming.org/agroecologybill/more/

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/O-que-%C3%A9-agricultura-org%C3%A2nica%3F

https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/agricultura_e_meio_ambiente/arvore/CONTAG01_8_299200692526.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Agroecologia

https://pt.wikipedia.org/wiki/Permacultura

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s