Muhammad Ali

 Ali

Louisville, 27 de março de 1967: trecho de discurso de Muhammad Ali sobre a recusa de se juntar às tropas americanas na Guerra do Vietnã. Extraído do livro “Redemption Song: Muhammad Ali and the Spirit of the Sixties”, de Mike Marqusee.

“Por que eles deveriam me pedir para colocar um uniforme, ir a 10 mil milhas de casa e disparar bombas e balas em pessoas pardas no Vietnã enquanto, assim chamados, pretos em Louisville são tratados como cães e lhes são negados direitos humanos básicos? Não, eu não irei a 10 mil milhas de casa para ajudar a assassinar e incendiar outra nação pobre simplesmente para manter a dominação de senhores de escravos brancos sobre pessoas de pele escura pelo mundo. Este é o dia que tais males devem chegar a um fim. Fui avisado de que tomar tal posição me custariam milhões de dólares. Mas já disse uma vez e direi de novo: o real inimigo do meu povo está aqui. Eu não vou desonrar minha religião, meu povo ou a mim mesmo ao me tornar uma ferramenta para escravizar aqueles que estão lutando por sua própria justiça, liberdade, igualdade… Se eu pensasse que a guerra traria liberdade e igualdade a 22 milhões de pessoas do meu povo, eles não precisariam ter de me recrutar, eu me alistaria amanhã. Não tenho nada a perder por seguir minhas convicções. Então irei à cadeia, e daí? Nós estivemos na cadeia por 400 anos.”

 Facebook  de Henrique Sanchez
Deixe um comentário

