A Gaia Ciência de José Lutzenberger

Ciência como contemplação da divina beleza do universo
lutz
José Lutzenberger no Rincão Gaia Foto: APEDEMA

Em palestra no Rincão Gaia, em Pantano Grande/RS, José Lutzenberger apresentou sua visão sobre a ciência a qual definiu enfaticamente: “ Ciência é a maior aventura do espírito humano.”

Na sua opinião, a cultura industrialista hegemônica criou um precipício entre as ciências naturais e as humanidades (filosofia).

Para Lutz (como era chamado pelos amigos próximos e conhecidos) a sabedoria sem conhecimento não leva a nada, no entanto, o conhecimento sem sabedoria leva a bomba atômica.

Perguntou: “por que a ciência e a revolução industrial surgiram no ocidente, mas porque não com os gregos? Para ele, os gregos tinham uma visão holística do mundo, não eram exatamente antropocêntricos.

Já Bacon pretendia dominar a natureza. Reagindo contra esta dominação da natureza, Tom Bernie , padre jesuíta, imaginara um Parlamento das Criaturas, com a expulsão do homem.

Lutz observou que a questão ecológica é emotiva, pois tem a ver com valores.

A Ciência para ele é um método de trabalho, não um acervo de conhecimentos: “Ciência é diálogo limpo com o céu, como ato de fé, mas não existe milagre, são as leis universais, imutáveis que regem o universo e são intransgredíveis.”

Frisou que a tecnologia confundida com ciência utiliza o conhecimento que a ciência descobriu para fazer instrumentos, o que é sempre um ato político, emotivo, para impor vontades.

Disse que “tecnologia é religião fanática, messiânica.”

Refletiu sobre o porquê de nossa espécie precisar de Ética: “Por não termos freios inatos precisamos de freios culturais com comportamentos aprendidos, mas não uma ética aleijada e sim uma ética holística (preocupada com o todo). A ética aleijada fez com que a ciência deixasse de ser contemplativa para ser prostituída, simples servidora da tecnologia.”

 A Ciência de Gaia

GAIA-1

Comparou Gaia (a Terra) com os outros planetas do sistema solar, sem condições de vida.

Para a vida é necessário o confronto entre os três estados da matéria: líquido, sólido e gasoso. Com um espectógrafo se pode determinar a atmosfera de um planeta. A Terra possui uma atmosfera com 21% de O2, 78% de N2 e 1% de outros gases e o que mantém esta atmosfera é um mecanismo de fluxo contínuo realizado pela fotossíntese das plantas e pela respiração animal, portanto planta e animal são dois aspectos de uma “unidade funcional”: “não existe ambiente separado entre animais e vegetais, é uma coisa só” enfatizou Lutz.

Trouxe a informação que o sol está 30% mais quente que em sua origem e que o amoníaco e o metano causavam um grande efeito-estufa na atmosfera primitiva. A atmosfera só se encheu de O2 por causa da fotossíntese. O planeta Terra tem homeostasia térmica, falou com emoção, a terra é um sistema vivo, não é um ser vivo, com a Ecosfera, sendo o conjunto de sistemas vivos e não-vivos e a Litosfera é o artefato da vida neste planeta.

lagoApós a palestra convidou todos os presentes para um banho no lago formado na cratera de uma pedreira abandonada que ele tinha recuperado, onde seguiu palestrando e ensinando sua cosmovisão sentado no trapiche.. Todos nus em pelo, pois Lutz era um praticante do naturismo!

Era um domingo quente de início de verão em dezembro de 1997. Voltei ao Rincão Gaia mais algumas vezes para participar de outros cursos e sempre era uma satisfação sentar e aprender com esta figura humana ímpar que foi José Lutzenberger em seu desmedido amor à natureza de Gaia.

Foi com muita tristeza que soube de sua morte em maio de 2002. Não fui ao seu sepultamento em meio a um bosque de eucaliptos no seu Rincão Gaia. Fiquei com a lembrança do Lutz vivo e falante sentado ao meu lado.

Por Eduardo Sejanes Cezimbra, ambientalista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s