Vozes

A Grande Escuta da Mãe Terra
VOZES1
 
Por Eduardo Sejanes Cezimbra
No dia 21 de janeiro de 2012  aconteceu o evento “Vozes”, um momento de rara beleza e inspiração no Jardim Botânico de Porto Alegre.
vozes1Como expressão deste anelo de escuta da diversidade de vozes presentes se moldou um labirinto com as pessoas participantes, que assumiu a forma de uma orelha gigante.
Após, esta orelha gigante abriu-se como um palco vivo em que as pessoas e grupos presentes apresentaram suas manifestações artístico-culturais, inspirando os participantes, que depois compartilharam seus sonhos e projetos para que se fizesse a “tessitura” de uma Rede de Saberes e Cooperação.
vozes4
Videoconferência da equipe organizadora com Dan  Foto: Daniel Hammes
Organizado com o propósito de ser uma atividade que privilegiasse todas as vozes presentes através da horizontalidade de processos circulares contou com o arteducador Dan Baron  em uma cordenação dialógica com a equipe organizadora do evento.
Dan Baron é um gales radicado no Brasil há vários anos e autor das obras “Alfabetização Cultural: a luta íntima por uma nova humanidade” e “Colheita em tempos de seca: cultivando pedagogias de vida  por comunidades sustentáveis, Vozes do Campo”. Nestes dois livros conta sua atuação em processos de alfabetização cultural com movimentos e projetos populares por todo o Brasil, entre os quais o MST, comunidades indígenas e extrativistas da floresta amazônica.vozes2
Da ideia inicial de se erguer uma escultura que ficasse exposta no Jardim Botânico saiu a proposta da “orelha gigante” para a escuta da diversidade de participantes do evento.
vozes3As fotos e vídeo do “Vozes” retratam melhor que as palavras o que aconteceu naquele dia memorável em que se demonstrou que uma atividade baseada na arteducação pode dar excelentes resultados sem o uso de equipamentos e presença de palestrantes desde que se privilegie a história de vida, os sonhos e a escuta de todos para aí sim podermos falar de um palco comunitário democrático.
Quem foi ao Jardim Botânico de Porto Alegre pode constatar a continuidade desta tessitura no II Tecendo Redes de Saberes e Cooperação, dias 27 e 28/01, com uma variada programação socioambiental de mais de 30 atividades inscritas.
Para assistir o vídeo “Vozes” clique aqui e para ver o álbum de fotos clique aqui
Anúncios

Um comentário sobre “Vozes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s